segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

XXIII-SOU FELIZ: Não tenho sonhos...

Sou Feliz! Não tenho sonhos.


O Toino, mesmo já muito velho, jogava pedras que salvavam o monte em frente e continuavam a subir para lá do horizonte. O Toino foi sempre feliz e, contou-me ele um dia: Sou feliz porque não tenho sonhos...Sabes, os sonhos tornam as pessoas infelizes.
O Toino trabalhava hoje e amanhã não. Porque não lhe apetecia, e era feliz fazendo o que lhe apetecia. O Toino nunca casou nem teve filhos. Nunca se levantou cedo quando lhe apetecia ficar dormindo, nem foi trabalhar quando lhe apetecia ficar embebedando-se na taberna. Fumava cigarros sem filtro e cheirava a aguardente de figo. Nunca sonhou em fumar cigarros com filtro nem em beber conhaques ou uísques.
O Toino vestia-se mal e por vezes andava quase descalço e com buracos nas peúgas.
O Toino nunca sonhou em ter um fato e sapatos de verniz enfeitados com meias coloridas. O Toino nunca teve dono, nem sonhos que o levassem para lá do horizonte.
O Toino era assim. Falava muito comigo e embebedava-me de palavras.
O Toino era meu amigo. Olhava-me de frente. O Toino hoje está no lar…Ao seu lado está o Sr. Antunes que foi uma pessoa muito importante. Teve vários filhos, muitas mulheres, fumou bons charutos e vestiu dos melhores fatos. Nunca faltou no escritório e nunca se embebedou.
Teve sempre muitos sonhos que nunca o deixaram ser feliz. Esteve sempre prisioneiro deles e nem sequer aprendeu a jogar pedras. Foi sempre dono de alguém mas nunca foi dono de si próprio. O Sr. Antunes não era meu amigo, olhava-me de lado…
Ninguém vai visitar o Sr. Antunes, nem os filhos nem as mulheres, nem os charutos…
O Toino continua feliz e sem sonhos. Fui vê-lo hoje porque ele é meu amigo. Continua a cheirar a tabaco e a aguardente de figo.
Riu, riu, riu!
Pedi-lhe para me ensinar a jogar pedras que salvassem o monte em frente e continuassem a subir para lá do horizonte…Disse-me logo que sim, mas que ao Antunes não!
O Sr. Antunes estava triste, reparei. O Sr. Antunes não se ria. O Sr. Antunes não sabia jogar pedras….Nunca soubera, nem quisera saber. Não era fino!
O Toino também reparou.
Ambos reparámos que das suas meias coloridas as lágrimas caíam formando um montinho que nunca jogaria pedras para lá do horizonte…


O Toino existe e estava no lar em S.Brás de Alportel há uns dias atrás. Quando passei por lá nas vésperas de Natal disseram-me que tinha ido para o hospital em Faro...! Não sei sei o irei ver mais alguma vez! fica a minha homenagem!!!!!